DOISFI

Artigo

Como aprender qualquer coisa com a técnica de Feynman.

Rio claro, 18 de abril de 2020

Por que ensinar é a chave para aprender

Aplique a técnica Feynman para aprender qualquer coisa.

Richard Feynman foi um físico vencedor do Prêmio Nobel que fez contribuições significativas em áreas como mecânica quântica e física de partículas. Ele também foi pioneiro na computação quântica, introduzindo o conceito de nanotecnologia. Ele era um renomado professor que lecionou nas faculdades americanas de Cornell e Caltech.
Apesar de todas as suas realizações, Feynman se considerava "uma pessoa comum que estudava muito". Ele acreditava que qualquer um era capaz de aprender com esforço suficiente, mesmo assuntos complexos como mecânica quântica e campos eletromagnéticos:

Não há milagres. Acontece que algumas pessoas se interessaram em um tema e, por isso, foram capazes de aprender tudo sobre esse tema. Elas são apenas pessoas. ”- Richard Feynman *

Richard Feynman quis dizer que não é a inteligência inata capaz de levar alguém a aprender determinado assunto complexo, mas a maneira sistemática pela qual se identifica as coisas que não sabia e depois se dedica a entendê-las por dentro e por fora.

Ao longo de sua vida e de seu trabalho, Feynman nos forneceu algumas informações sobre seu modo de considerar os fenômenos complexos do universo da física e interpretá-los com ideias elegantes e simples. Muitas das observações sobre seu processo de aprendizado foram coletadas no que chamamos agora de "A técnica de Feynman".
A técnica de Feynman é um conceito de aprendizado que você pode usar para entender qualquer coisa.

Para expandir continuamente seu conjunto de habilidades e obter maior domínio sobre conceitos novos e complexos é fundamental querer resolver problemas intrigantes, que vão desde da ciência da computação, a design de produtos, ou a psicologia e biologia evolutiva.

Este artigo fornecerá uma visão geral da técnica de Feynman e como você poderá aplicá-la para expandir continuamente seus conhecimentos e habilidades. Em resumo, Feynman ensinará não apenas como aprender, mas como realmente entender.

Qual é a técnica de Feynman?

" Nasci sem conhecimento e tive pouco tempo para mudar aqui e ali ." - Richard Feynman
A técnica de Feynman é um processo de quatro etapas para a compreensão de qualquer tópico. Essa técnica rejeita o recall automatizado em favor da verdadeira compreensão obtida através da seleção, pesquisa, redação, explicação e refino.

Feynman rejeitou a memorização mecânica; acreditava que a aprendizagem deveria ser um processo ativo de “tentativa e erro, descoberta e livre investigação”; e sustentou que, se você não podia explicar algo de forma simples e clara, era porque não o entendia bem o suficiente.

1. Escolha um conceito para aprender. Selecione um tópico do seu interesse e escreva-o na parte superior de uma página em branco de um caderno. 

2. Ensine a si mesmo ou a uma criança. Escreva tudo o que sabe sobre o tópico como se estivesse explicando a si mesmo. Como alternativa, realmente ensine a uma criança. Assegure-se de que, do início ao fim, você esteja usando uma linguagem bem simples. Além disso, evite jargões e expressões prontas que partam do pressuposto de que você já sabe o conceito delas.

3. Identifique o que você não soube explicar muito bem. Volte para o que você tentou explicar no item anterior e preencha as lacunas no seu conhecimento que não conseguiu explicar. E esse é o momento em que você começa realmente a aprender. Volte à fonte de informações sobre esse tema e pesquise o que ainda falta entender.

4. Simplifique suas explicações e crie analogias. Simplifique suas anotações e explicações, esclarecendo ainda mais o tópico até que pareça óbvio. Além disso, pense em analogias que parecem intuitivas. Leia tudo em voz alta. Preste atenção para perceber se está tudo exposto da maneira mais clara possível.

Como a técnica de Feynman funciona
“Se não consigo reduzir ao nível de uma criança. Significa que realmente não entendo o suficiente sobre isso.”  - Richard Feynman

Muitas vezes, não percebemos que não entendemos alguma coisa até que seja tarde demais. Talvez esteja se preparando para um exame, ou alguém peça a você que explique um tópico que pensava que entendia e de repente sua mente fica em branco. Quando lhe pedem para demonstrar seu conhecimento fora de sua mente aí percebe que sabia bem menos do que imaginava.

A técnica de Feynman não nos deixa enganar ao pensar que somos mestres em um assunto quando na verdade somos amadores. Cada etapa do processo nos obriga a enfrentar o que não sabemos, a se envolver diretamente com o material e a esclarecer nossa compreensão.